sábado, 7 de abril de 2012

Hitler e a VW


Todos sabemos as desgraças que a grande guerra trouxe, mas uma verdade é que nessa corrida pra dominar o mundo e ao esmo tempo se defender dos alemães a tecnologia da época deu um salto enorme. Gostaria de dizer que a Vw surgilem uma época de paz mas na verdade saiu de uma das mentes mais inteligente da época porem bastente cruel. COMO TUDO COMEÇOU. Hitler havia tomado o poder na Alemanha e estava comprometido com a modernização do país e a recuperação da economia, principalmente do emprego. Entusiasta por carros desde a juventude, Hitler era familiar com a idéia do carro do povo desde os tempos da prisão, onde leu sobre Henry Ford. Para ele a idéia de um "carro do povo" feito por trabalhadores alemães e viajando por todo o país era a exata realização desta plataforma política.


Decidido a financiar uma empresa estatal para produzir os automóveis que trafegariam por suas recém-inauguradasAutobahns, Hitler deu sinal verde para o projeto. Três opções de engenheiros lhes foram oferecidas: Joseph GanzEdmundRumpler e Ferdinand Porsche. Os primeiros dois eram judeus, e obviamente não agradaram Hitler. Já Porsche era famoso pelo seu trabalho na Daimler, carros que Hitler gostava, e talvez mais importante, era amigo de Jacob Werlin, amigo e assessor para assuntos automotivos do ditador.

HITLER E PORSCHE

Em meados de 1933 Werlin, que conhecia Porsche dos tempos da Daimler-Benz, intermediou o encontro de Porsche com o ditador. Neste encontro, Hitler mostrou-se bem informado sobre os projetos de Porsche na NSU e com opinião formada sobre o "carro do povo". O ditador tinha pronto uma lista de exigências a serem cumpridas por Porsche, caso o contrato fosse efetivamente firmado.
O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler "não queria separar as crianças de seus pais"). Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h. O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado à ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento), se possível à diesel e na dianteira O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época). O ditador solicitou que Porschecondensasse suas idéias no papel, o que ele fez em 17 de janeiro de 1934. Ele encaminhou uma cópia a Hitler e publicou o seu estudo chamado "Estudo sobre o Desenho e Construção do Carro Popular Alemão". Ali Porsche discorreu sobre a situação do mercado, as necessidades do povo alemão, sua convicção na viabilidade de um motor à gasolina e traseiro (ao contrário do que Hitler queria) e, principalmente, fez um estudo comparativo com outros carros alemães frente ao seu projeto, onde concluía pela inviabilidade de vender o carro por menos de 1.500,00 RM. Hitler leu o estudo, mas manteve-se irredutível quanto à questão do preço, o que preocupou Porsche.
Após alguns discursos sobre o projeto, Hitler finalmente colocaria a Associação de Fabricantes de Automóveis Alemães (RDA, na sigla em alemão) encarregada da execução do projeto. Apesar dos temores de PorscheWerlin o convenceu a aceitar a verba de vinte mil marcos por mês para desenvolver o projeto. Assim, em 22 de junho de 1934 o contrato foi assinado, e os equipamentos foram instalados na casa de Porsche em Stuttgart. A equipe dePorsche era liderada por Karl Rabe, e contava com o designerErwin Komenda (responsável pelo desenho da carroceria), FranzXaver Reimspiess (que desenvolveria o motor final e a logomarcaVW), Joseph KalesKarl FröhlichJosef MicklJosef Zahradnik, e o filho de Porsche, Ferry
Outra questão era como a alemnha ia abrir uma fabrica se ainda estava em crise por conta da primeira guerra? Pois bem, como você pode ver na figura abaixo Hitler teve a grande ideia de abrir uma especie de consócio. Como os alemães não tinham como comprar o carro a vista ele decidil distribuir essas cartelas para quem tivece interece e toda semana o cidadão alemão pagava uma quantia em e recebia um celo onde colava na cartela napromeça de que quando a cartela estivece cheia o dono da cartela receberia o carro. Pode-se dizer que foi uma ideia de mestre. Hitler nem tinha fábrica mas ja tava vendendo os carros. Mas pelo que conta a História parece que deu tudo certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário