A Dacon foi
fundada no início dos anos ´60, pelo saudoso Paulo Goulart, engenheiro mecânico
de formação (e que, segundo o folclore automobilístico, nunca foi buscar seu
diploma no Mackenzie, onde se formou) juntamente com seus irmãos, Godofredo e
Fábio . Paulo foi responsável não só por esportivos interessantíssimos, mas
também por uma das principais equipes de ponta no automobilismo brasileiro,
correndo com os seus preparadíssimos, e também tecnológicamente avançados
Karmann-Ghia/Porsche. Estes Karmann-Ghia, já naquela ocasião, ostentavam peças
fundidas em alumínio, carroceria, portas e capôs em fibra de vidro, vidros
plásticos, tudo visando aliviar seu peso, sem contar com a fantástica mecânica
advinda dos Porsche 356 e do poderoso 904.
"O edifício Dacon é o endereço mais caracterizadamente Volkswagen da capital paulista. Nele funcionou a Dacon, que no final dos anos 60 montou uma equipe de competições com Porsches vestidos de Karmann-Ghia; representou a Porsche; criou versões atrativas de Fuscas, Brasílias e Passats, e até carros próprios. Identificar a VW com a Dacon é juntar o interesse institucional com a aura de atrevimento e futurismo que esta revenda passava ao tempo do mercado fechado".
"O edifício Dacon é o endereço mais caracterizadamente Volkswagen da capital paulista. Nele funcionou a Dacon, que no final dos anos 60 montou uma equipe de competições com Porsches vestidos de Karmann-Ghia; representou a Porsche; criou versões atrativas de Fuscas, Brasílias e Passats, e até carros próprios. Identificar a VW com a Dacon é juntar o interesse institucional com a aura de atrevimento e futurismo que esta revenda passava ao tempo do mercado fechado".
Mas quem,
com mais de 40 anos de idade, não se lembra daqueles dos Gol's e Passat´s
feitos e equipados pela Dacon? Com seus frisos pretos, bancos e interiores de
couro, vidros verdes elétricos, volantes ingleses Moto-Lita, tetos solares
corrediços - também importados da Inglaterra (... e aquelas "polainas
sanfonadas", imitando parachoque retrátil, que o Anisio Campos desenhou e
viraram moda nos Passat´s e Brasílias de todo o país ? ) - e diversos outros
itens somente disponíveis nos carros estrangeiros que tinham importação
proibida na época - sem contar ainda o "status" que dava a quem
possuía um "Passat Dacon".
Mas foi em cima dos Passat´s que a
Dacon desenvolveu um grande mercado em um trabalho de parceria do Paulo Goulart
e Carol Figueiredo, com os modelos 180 S (820) e seu grande vidro traseiro, o
180 T (822) com capota targa, e o belíssimo 180 D (821), um três volumes de
beleza incomparável, e algumas versões especiais como Limusine e Station-Wagon
(só dois foram feitos). Todos estes podiam ser equipados e motorizados à gosto,
contando com pinturas em cores especiais que só eles tinham na época.
As modificações mecânicas iam desde
carburações especiais até motores totalmente preparados. Havia também os SP-2 e
as Brasília Dacon, muitas delas com toda a mecânica e componentes do Porsche
914 !
Hoje a Dacon não existe mais, deixou
apenas sua forte marca na esquina das avenidas Cidade Jardim com a 9 de Julho,
nos Jardins, em São Paulo, onde hoje está a revenda VW Caraigá e o "VW
Haus", uma das primeiras torres, se não a primeira, de 96 metros, toda em
vidro verde, onde tiveram escritórios o ex-ministro (já falecido) Dílson
Funaro, o ex-ministro Ozires Silva, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, entre
outros.
Aqui mais uma das raridades da Dacon, a Brasília DACON...
Aqui mais uma das raridades da Dacon, a Brasília DACON...
Mais informações sobre esta linda História acesse o Link http://www.obvio.ind.br/Historia%20da%20DACON.htm
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