segunda-feira, 26 de março de 2012

História do Fusca de uma maneira rápida ...

A Volkswagen do Brasil comemora em 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca. A data foi instituída pela marca no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel que costumavam se reunir para admirar versões do VW e contar histórias. Podemos contar sobre a história deste maravilhoso carro sob diversas óticas. Por isso, vamos deixar que você entre no seu VW e siga viagem pelo mundo de sua preferência:

1º - O garoto propaganda - Veículo mais marqueteiro que o Fusca não existe. Com ele, quase todos os obstáculos são superados. Em 1959, quando foi produzido o primeiro Fusca brasileiro, com 54% de nacionalização de peças, a VW já ousava e colocava os seguintes dizeres: “O bom senso em automóvel!”. Na imagem um casal feliz e sorridente. Mais abaixo o valor de CR$ 496.000 e um complemento: mantido graças ao progressivo aumento de produção.

Depois que a engrenagem da linha de montagem do “beatle” deslanchou, a VW soltou uma confirmação com “V” de vitória no ano seguinte (1967): “Na hora de comprar um carro novo, é bom V. pensar como vão ser as coisas na hora de vendê-lo”. No ano seguinte, a VW reforçava a campanha da revenda com a frase: tudo que começa bem, termina bem. Na imagem um Fusca indo com uma placa “vende-se”.

Em 1972, a VW mostrava um Fusca fazendo slalon na lama e afirmava: “Existe um carro que tem um reflexo tão rápido quanto o seu.”. Outra reafirmação do poderio de fogo e de certeza ocorria na propaganda de mesma época: “Chega uma hora em que sua família precisa de um carro de 4 portas, 6 bancos e 2 motores”. Na foto em preto e branco estavam dois Fusca com quatro pessoas com o braço para fora. Detalhe: na época o braço apoiado na porta era natural. Quando a VW lançou o Fox quatro portas, ela fez uma campanha infeliz. Colocou quatro amigos felizes rodando no automóvel hatch com o braço para fora. Eles depois comentavam entre si que os braços ficaram queimados do sol. A propaganda foi cancelada por induzir motoristas e usuários utilizar o veículo de maneira ilegal. Braço para fora dá multa.
Em 1995, o Fusca voltava, com “topete”, depois de uma breve parada. A campanha para concorrer com os modelos modernos que estavam chegando graças à abertura econômica muito bem sacada dizia: “Ué, a tendência não são linhas arredondadas?”. 

Até Walt Disney adotou o Fusca como personagem. Você já pensou em um marketing melhor do que esse? Ainda mais na época do apogeu das produções Disney! Não é à toa que o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, o modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).

2º - O político - O primeiro Fusca a rodar no Brasil se chamava Volkswagen Sedan. Ele veio importado da Alemanha em 1950, antes da Volkswagen instalar sua primeira linha de montagem, em 1953. O primeiro Fusca só foi produzido em 1959, e continuando interruptamente até 1986. Na época do início da produção do Fusca, o presidente Juscelino Kubitschek desfilou em uma versão cabriolet. 

No entanto, o carro voltou a ser fabricado no Brasil entre 1993 e 1996, quando definitivamente despediu-se da linha de produtos da marca no País. O Fusca ainda foi produzido no México até 2003. A rápida volta do Fusca à linha de produção, no Brasil, ocorreu devido às leis de incentivos do presidente Itamar Franco. Na época, o político foi criticado e o carro “popular” acabou sendo derrotado por outros “populares” que também recebiam incentivos fiscais, os equipados com motor de 1-litro.

Mas o Fusca nasceu da política. Afinal, o automóvel feito pra durar foi elaborado por meio de pedido de Hitler a Ferdinand Porsche. 

3º - Fusca no WebMotors - Existem aproximadamente 500 palavras relacionadas ao Fusca dentro do WebMotors. Comprove você mesmo! Entre as inúmeras matérias publicadas, destaque para: Veja como um Fusca tem ajudado a transportar Papai Noel. Outra que vale passaporte para a “Fuscolândia” é a: Volkswagen Fusca - uma idéia completa 70 anos. Outra reportagem que fará você viajar no tempo é a:Olha o Brucutu, Bru-cu-tu! Roubar peça de Fusca para fazer anel era brasa, mora?Aqui teve até espaço para um modelo preparado.

4º - O cronológico - 

1935 - Lançado oficialmente com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas. Na época só havia carros com três velocidades. 

1936 – Mais parecido com o Fusca dos anos 1980, o Volkswagen era equipado com duas pequenas janelas traseiras.

1938 – Começa a construção, em Hanover, de uma fábrica para a produção do Volkswagen Sedan.

1939 – Com o início da segunda guerra mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar. Surgiram vários derivados do Fusca.

1948 - Existiam 25 mil Fusca, sendo 4,4 mil destinados à exportação.

1949 - Fusca chega aos EUA. 

1953 – Chega o "quebra-ventos" nas janelas laterais.

1959 - Fusca começa a ser fabricado no Brasil.

1967 - Fusca ganha motor de 1.300 cm³ em substituição do 1.200 cm³.

1968 – Bateria de 6 volts deixa de ser usada, o carro ganha novo sistema elétrico 12 volts.

1970 – Nasce a versão equipada com motor de 1.500 cm³ de 52 cv de potência.
Carinhosamente apelidado de "Fuscão".

1974 – Nasce a versão equipada com motor de 1.600 cm³ de 65 cv de potência. 

1979 - As lanternas traseiras ganharam nova forma, e pelo tamanho a versão foi apelidada de "Fuscão Fafá".

1984 – Versão 1.300 é encerrada. Nasce um novo 1,6-litro com 46 cv de potência máxima a 4.000 rpm e torque máximo de 10,1 kgm a 2.000 rpm.

1986 - Carreira do Fusca é encerrada e a sua linha de montagem é fechada.

1993 - Itamar Franco faz com que o Fusca volte ao país. Foram vendidos cerca de 40 mil novos Fuscas nessa fase até 1996 quando o Fusca deixou de vez o Brasil.

2003 - México encerra a produção do Fusca, chamado de sedã por lá, as últimas unidades do modelo foram exportadas para o Brasil e Alemanha, com direito a espaço no museu da VW na Alemanha, em Wolfsburg.

fonte:Webmotors

Nenhum comentário:

Postar um comentário