A "Última Série" é possivelmente a mais famosa "série especial" do Fusca.
Em 1986, com a decisão da Volkswagen do Brasil de encerrar a produção
do "Sedan", foi designada como "Última Série" as 850 últimas unidades
fabricadas, que vieram numeradas no pára-brisa de 000 a 850, com pintura
metalizada, acompanhando um kit que contava com chave especial,
certificado e fita de vídeo com as melhores propagandas do Fusca exibidas
na televisão desde 1960. Não possuía itens diferenciadores em termos de
acabamento ou motorização, era apenas a versão comum do Fusca levemente
"maquiada" para se diferenciar e marcar a última série produzida.
Um exemplar desta série que está exposto no Museu da Volskwagen na Alemanha.
Interior de um exemplar da última série.
A maioria desses exemplares ficou guardada nas mãos de revendedores autorizados,
colecionadores ou entusiastas com baixa ou nenhuma quilometragem (poucos exemplares
dessa série foram utilizados normalmente como véiculo de uso), mas com o
relançamento de 1993 o status dos exemplares "última série" ficou em jogo:
não sendo mais a última série produzida do Fusca no Brasil em todos os
tempos, o interesse por ela relativizou-se, diminuindo até, a ponto de vários exemplares
até então guardados 0 Km passarem a ser utilizados normalmente... um raríssimo caso
de desvalorização!
Não há dúvida de que, apesar de terem perdido a posição de "os últimos Fusca
produzidos na história da Volkswagen do Brasil" (já que a produção voltou
no período 1993-1996), são exemplares históricos e muito significativos, que
enriquecem qualquer acervo especializado - prova disso é a presença de um
Fusca "Última Série" no AutoMuseum, em Wolfsburg.O "Última Série" costuma ser
confundido com o "Série Ouro", sendo chamado erroneamente por esse nome,
como pode ser visto em diversos sites brasileiros sobre o Fusca. O "Série Ouro"
é a última série do Fusca fabricada no Brasil, mas a última série de 1986 não foi
chamada de "série ouro", mas sim como o "Fusca Última Série".
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